4 de mai. de 2011

McQueen é homenageado no MET

Produção McQueen - Bjork

O baile de gala anual do Metropolitan Museum of Art, em Nova York inaugurou na segunda-feira (2),  a exposição "Alexander McQueen: Savage Beauty" com uma festa repleta de estilistas, modelos, editores e celebridades, que percorreram o tapete vermelho mais importante do mundo da moda, tendo como anfitriões o casal François-Henri Pinault e Salma Hayek e como co-anfitriões o ator Colin Firth (ganhador do Oscar de melhor ator em 2011), a estilista Stella McCartney e Anna Wintour, diretora da Vogue americana.

A mostra, organizada pelo curador Andrew Bolton  conta com cerca de 100  criações vindas dos arquivos da grife em Londres e também da Givenchy, marca na qual McQueen trabalhou de 1996 a 2001, sucedendo John Galliano na Maison francesa. Ainda integram a exposição itens do guarda-roupa de Isabella Blow, editora de moda inglesa, descobridora de McQueen e que comprou toda a coleção de formatura de McQueen, além de ser uma de suas principais divulgadoras. O acervo pessoal de Blow foi adquirido pela socialite Daphne Guiness, que comprou o lote num leilão no ano passado.

Sam Gainsburg e Joseph Bennet, produtores dos desfiles de McQueen estão a cargo da direção criativa da exposição, que é dividida em seis ambientes: “A mente romântica”, “Gótico romântico e gabinete de curiosidades”, “Nacionalismo romântico”, “Exotismo romântico”, “Primitivismo romântico” e “Naturalismo romântico”.

A exposição “Alexandre McQueen: Savage Beauty “(Beleza Selvagem), será aberta ao público na quarta-feira, dia 4 de maio.  

Conhecido  como o "mestre do fantástico",  McQueen  foi um dos grandes responsáveis por fazer a moda britânica se tornar permanentemente badalada. As coleções extravagantes  com matérias-primas energéticas  carregadas de sua natureza romântica, mas decididamente contemporânea, traz  os elementos contrastantes: a fragilidade e a força, tradição e modernidade, fluidez e intensidade que  chamaram a atenção de celebridades ao redor do mundo.

McQueen vestiu Björk, Beyoncé, Fergie, Rihanna, Janet Jackson, Mary J. Blige, Lady GaGa, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Br. Pionório, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anna Paquin, Katie Holmes, Camilla Belle, Michelle Obama,  Príncipe Charles e a atual duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que  usou em seu casamento com  William de Gales, um vestido da marca McQueen, criado por Sarah Burton, então diretora criativa após a morte de Alexandre McQueen em fevereiro de 2010 , dias antes da Semana de Moda de Londres.

A exposição fica em cartaz até 31 de julho.

Veja algumas das peças com a forte impressão de McQueen:

Vestido feito com penas de avestruz pretas e vermelhas e lâminas de vidro de laboratório pintadas de vermelho, da coleção Voss (primavera/verão 2001)
Foto Divulgação

Vestido feito com conchas descascadas e envernizadas, da coleção Voss (primavera/verão 2001)
Foto Divulgação

Casaco de cetim de seda rosa com estampa de espinhos e cabelo humano encapsulado, da coleção Jack the Ripper Stalks His Victims, seu trabalho de graduação, de 1992
Casaco de feltro de lã bordado com fios de ouro, da coleção Dante (outono/inverno 1996/97) Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário